Menu Fechar

Dimensão organizacional

Envolvimento e desenvolvimento profissional contínuo

Analisa se a escola facilita e investe no desenvolvimento profissional contínuo, que pode apoiar o desenvolvimento e a integração de novas formas de aprender e de ensinar, que exploram as tecnologias digitais para obter melhores resultados de aprendizagem.


Liderança

Papel das lideranças na integração das tecnologias digitais na escola e na sua utilização eficaz no trabalho desenvolvido na organização.

Ações estratégicas

Criação de recursos educativos

Criar recursos educativos utilizando ferramentas digitais.

A utilização de recursos educativos digitais permite diversificar as estratégias de lecionação. Além da tarefa de identificação e seleção entre as opções já existentes (curadoria digital), interessa potenciar a própria criação de recursos pelos docentes. Dessa forma, poderão ser adaptados às características e necessidades dos alunos e, por outro lado, eventuais lacunas identificadas em temáticas específicas poderão ser corrigidas com a criação de recursos originais.
Esta ação define dois eixos estratégicos. Na sua base estarão ações de curta duração para dotar o pessoal docente de competências de criação de recursos educativos em plataformas diversificadas. Num segundo momento, essas informações e competências deverão ser levadas para sala de aula, incluindo os próprios alunos na criação de recursos educativos enquanto estratégia de aprendizagem.

Equipa de formação
Bibliotecas escolares

Dispositivos móveis

Dotar o pessoal docente de competências em manuseamento/utilização de dispositivos móveis.

Os dispositivos móveis são cada vez mais uma realidade nos estabelecimentos escolares. Se a maioria dos alunos nos anos de escolaridade posteriores já possui um smartphone, a verdade é que o próprio agrupamento dispõe de algum equipamento (tablets) disponível para utilização até pelos mais novos. A polémica e receio sobre a sua introdução nas práticas de lecionação são superados pelo seu potencial na criação de dinâmicas de aprendizagem inovadoras, em cenários de aprendizagem mais significantes e motivadores para os alunos. A adaptação a este dispositivo é desafiante para muitos docentes, que se sentem desconfortáveis em deixá-los “entrar” na rotina de sala de aula. É necessário desmistificar os receios e prepará-los para lidar com estes desafios, promovendo sessões de esclarecimento e workshops que permitam explorar o equipamento e as inúmeras aplicações educativas disponíveis. Paralelamente, serão criados tutoriais e outros recursos de apoio, disponibilizados a docentes, alunos e encarregados de educação.

Equipa de formação

O portal da Raul

Atualizar o portal do Agrupamento.
Criar e dinamizar uma estratégia de comunicação digital assente no portal do Agrupamento.

A forma como o Agrupamento se relaciona com a sua comunidade escolar é fundamental para o seu sentido de identidade e pertença. A convivência social é cada vez mais digital, e a escola não pode ignorar essa realidade. Esta ação visa repensar a estratégia de comunicação digital do Agrupamento, atualmente dispersa em várias plataformas. Preservando a identidade cultural de cada escola, pretende-se reunir as diferentes contribuições e visões num único portal, abrangendo três eixos estruturantes:

  • Informação estática;
  • Serviços;
  • Vertente noticiosa.

A informação estática refere-se aos elementos que são publicados e revistos periodicamente com vista ao funcionamento do ano letivo. Os serviços incluem o acesso a sistemas de gestão escolar e outros aplicativos/plataformas educativas (ex: GIAE; Classroom).
A vertente noticiosa é, talvez, a área a precisar de maior atenção, sendo premente reforçar e garantir a continuidade de uma equipa de redação, que possa acompanhar a vida escolar do Agrupamento e traduzi-la em publicações regulares nas redes sociais e canais noticiosos. Acresce a necessidade de garantir a bidirecionalidade desta comunicação, uma tarefa exigente, mas fundamental para garantir a subscrição e acompanhamento pelos utilizadores/leitores.
Além das decisões sobre a estratégia de comunicação, criação de equipas de trabalho e definição do seu workflow, é preciso repensar as soluções tecnológicas utilizadas, com vista à simplificação do seu acesso e manutenção, bem como à segurança informática dos dados.

Equipa responsável pelo portal do Agrupamento

Este mês vai acontecer

Criar uma Agenda mensal das atividades dinamizadas no agrupamento,
Divulgar no portal a Agenda mensal das atividades que serão dinamizadas no agrupamento.

Esta ação estratégica visa criar uma agenda de eventos, assente numa plataforma online do tipo calendário. A solução escolhida deverá ter um acesso e visualização simples, adequado aos dispositivos móveis, e ser passível de incorporação no portal do agrupamento. Também deverá permitir a partilha da edição por múltiplos colaboradores, organizados e hierarquizados de acordo com a natureza da sua função e/ou grupo disciplinar. Serão definidas políticas sobre a informação a introduzir, prazos de publicação, atualização/adição de atividades, de acordo com as diretrizes funcionais e institucionais.

Seleção e configuração da ferramenta:
Equipa responsável pelo portal do Agrupamento

Introdução de dados na plataforma:
Bibliotecas escolares
Coordenadores de departamento
Comunidade educativa

Dossier digital de turma

Reunir e organizar a informação escolar de uma turma / aluno num dossier digital.

A atividade de Direção de Turma implica a criação do Dossier de Turma, onde é reunida a informação da turma em geral e de cada aluno em particular, em articulação com o GIAE e com o Plano de Turma. Este dossier existe materialmente nas escolas, reunindo em papel muita informação proveniente de dispositivos digitais. Esta ação visa a sua desmaterialização através da criação de um repositório digital, assente numa solução alojada num servidor que salvaguarde as condições de acesso restrito e a segurança dos dados. Além da facilidade de acesso em qualquer dispositivo ligado à Internet, permitirá que a informação seja transmitida entre anos letivos, independentemente do ciclo de escolaridade ou escola de proveniência do aluno, minimizando a perda de informação que continua a ocorrer na solução tradicional em papel.

Direção
Coordenadores dos Diretores de Turma