Dimensão organizacional
Envolvimento e desenvolvimento profissional contínuo
Analisa se a escola facilita e investe no desenvolvimento profissional contínuo, que pode apoiar o desenvolvimento e a integração de novas formas de aprender e de ensinar, que exploram as tecnologias digitais para obter melhores resultados de aprendizagem.
Liderança
Papel das lideranças na integração das tecnologias digitais na escola e na sua utilização eficaz no trabalho desenvolvido na organização.
Ações estratégicas
Dispositivos móveis
Dotar o pessoal docente de competências em manuseamento/utilização de dispositivos móveis.
Os dispositivos móveis são cada vez mais uma realidade nos estabelecimentos escolares. Se a maioria dos alunos nos anos de escolaridade posteriores já possui um smartphone, a verdade é que o próprio agrupamento dispõe de algum equipamento (tablets) disponível para utilização até pelos mais novos. A polémica e receio sobre a sua introdução nas práticas de lecionação são superados pelo seu potencial na criação de dinâmicas de aprendizagem inovadoras, em cenários de aprendizagem mais significantes e motivadores para os alunos. A adaptação a este dispositivo é desafiante para muitos docentes, que se sentem desconfortáveis em deixá-los “entrar” na rotina de sala de aula. É necessário desmistificar os receios e prepará-los para lidar com estes desafios, promovendo sessões de esclarecimento e workshops que permitam explorar o equipamento e as inúmeras aplicações educativas disponíveis. Paralelamente, serão criados tutoriais e outros recursos de apoio, disponibilizados a docentes, alunos e encarregados de educação.
Equipa de formação
Dossier digital de turma
Reunir e organizar a informação escolar de uma turma / aluno num dossier digital.
A atividade de Direção de Turma implica a criação do Dossier de Turma, onde é reunida a informação da turma em geral e de cada aluno em particular, em articulação com o GIAE e com o Plano de Turma. Este dossier existe materialmente nas escolas, reunindo em papel muita informação proveniente de dispositivos digitais. Esta ação visa a sua desmaterialização através da criação de um repositório digital, assente numa solução alojada num servidor que salvaguarde as condições de acesso restrito e a segurança dos dados. Além da facilidade de acesso em qualquer dispositivo ligado à Internet, permitirá que a informação seja transmitida entre anos letivos, independentemente do ciclo de escolaridade ou escola de proveniência do aluno, minimizando a perda de informação que continua a ocorrer na solução tradicional em papel.
Direção
Coordenadores dos Diretores de Turma
Desmaterialização de documentos no AERP
Aumentar a eficácia dos serviços.
Facilitar a comunicação entre as diversas estruturas do AERP.
Contribuir para uma política de sustentabilidade ecológica.
Esta ação assenta na implementação de medidas que irão aumentar a eficácia da comunicação e partilha entre os diversos elementos e estruturas do AERP.
Direção
Arquivo dos documentos estruturantes do AERP
Organizar um arquivo digital de todos os documentos estruturantes que vão sendo elaborados no AERP.
Havendo um arquivo, como o que se refere, teremos sempre hipótese de consultar um qualquer documento estruturante do AERP.
Direção
Coordenadores de Departamento e/ou outras estruturas de apoio à Direção
Arquivo digital multimédia da história do AERP
Criar e organizar um arquivo digital com os registos multimédia (fotografia, vídeo e áudio) das atividades, momentos e outros elementos que permitam caracterizar e guardar para a posteridade a cultura e evolução do AERP.
A história de uma instituição não se limita aos documentos escritos. Na sociedade atual os registos em imagens e sons assumem um papel importante na comunicação e preservação da identidade coletiva. Esta ação visa criar uma metodologia específica para a salvaguarda de todos os registos multimédia relevantes captados pelos intervenientes no processo educativo, de modo a criar uma memória gráfica e sonora da vida escolar. Para tal, deverá ser criada uma equipa de trabalho responsável por identificar os eventos relevantes, agilizar a recolha dos referidos registos, em colaboração com a comunidade escolar, e garantir a criação de um banco de imagens devidamente organizado e facilmente atualizado e acessível.
Direção
Equipa de comunicação
Coordenadores de Departamento e/ou outras estruturas de apoio à Direção