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Dimensão pedagógica

Recursos digitais

Seleção, criação, e utilização de recursos digitais para apoiar práticas pedagógicas adequados aos objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem. Gestão, proteção e partilha responsável de recursos respeitando direitos autorais.


Ensino e aprendizagem

Utilização das tecnologias digitais para melhorar as estratégias de ensino e de aprendizagem.


Práticas de avaliação

Utilização de tecnologias digitais na avaliação das aprendizagens, na análise dos resultados e consequente feedback para os alunos, de forma eficaz e com resultados diretos na sua aprendizagem.


Promoção da competência digital dos alunos

Conjunto de aptidões, conhecimentos e atitudes que permitem a utilização eficaz, criativa e crítica das tecnologias digitais por parte dos alunos.

Ações estratégicas

Curadoria digital

Criar uma biblioteca digital com recursos alinhados com o currículo, as características e as necessidades dos alunos e docentes do Agrupamento.

Esta ação visa a criação de uma cultura de colaboração e partilha de práticas e conhecimento, tendo em vista a qualidade das experiências de ensino e de aprendizagem no Agrupamento. Nesse sentido, convoca os docentes das diferentes áreas disciplinares a identificar e selecionar conteúdos e recursos digitais, validando a sua pertinência e qualidade científico-pedagógica.
Compete posteriormente à equipa das bibliotecas escolares organizar essa coleção digital num repositório em linha de acesso livre e simples, disponível para toda a comunidade educativa, que poderá ser utilizado enquanto complemento ao trabalho em sala de aula ou em rotinas de aprendizagem autónoma.

Bibliotecas escolares
Coordenadores de Departamento Curricular

Práticas de avaliação

Integrar as ferramentas digitais no processo de avaliação.

O processo de avaliação é um momento importante para aferir a qualidade das aprendizagens. A morosidade, complexidade e, até, a pouca eficiência ecológica dos métodos assentes em papel merecem, no mínimo, uma reflexão sobre as alternativas digitais. Muitos momentos de avaliação, sobretudo formativos, devem transitar progressivamente para a utilização de ferramentas digitais. Estas, permitem aumentar a recolha de elementos, um feedback imediato e economizam tempo e recursos. Consolidada esta prática, através da formação dos docentes e pela experiência reunida, propõe-se a realização generalizada de um momento de avaliação sumativa anual com suporte em ferramentas digitais.

Equipa de formação
Coordenadores de Grupos de Recrutamento

Inclusão digital

Dotar os alunos com competências básicas no âmbito das ferramentas digitais.

Esta ação propõe o estudo e criação de um plano de formação curricular a aplicar a alunos numa fase preliminar do seu percurso escolar no agrupamento (primeiro ciclo), a alunos estrangeiros provenientes de contextos de subdesenvolvimento digital ou a alunos com necessidades educativas especiais. Este plano deverá ser definido adequando as estratégias, procedimentos e ferramentas digitais aos requisitos específicos de cada público-alvo. A sua implementação deverá ser acompanhada por formação e apoio a todos os docentes e equipas educativas envolvidas no acompanhamento direto dos alunos.

Equipa de formação
Coordenadora do Primeiro Ciclo
Coordenador do Grupo de recrutamento 200 e 300
Equipa EMAI
CRTIC