Menu Fechar

Dimensão tecnológica

Infraestrutura, equipamento e apoio técnico

Existência de infraestruturas adequadas, fiáveis e seguras (como equipamentos, software, recursos de informação, ligação à Internet, apoio técnico ou espaço físico), que podem permitir e facilitar a inovação no ensino, na aprendizagem e nas práticas de avaliação.

Ações estratégicas

Renovação do parque tecnológico

Equipar o agrupamento com dispositivos digitais em número e características técnicas adequadas às exigências resultantes da digitalização das práticas letivas e gestão escolar.

Para alcançar este objetivo anteveem-se três possíveis eixos de atuação, que podem ser explorados consoante as oportunidades identificadas em cada contexto:

  • Angariação de fundos, resultando num orçamento próprio;
  • Recurso a parcerias tecnológicas com entidades externas;
  • Participação em candidaturas que permitam a aquisição de material informático.

Direção
Grupo de Recrutamento 550

Estúdio multimédia

Produzir de forma sistemática conteúdos multimédia.

Hoje em dia, a aprendizagem integra processos de comunicação cada vez mais mediados por dispositivos digitais e linguagem multimédia. Considera-se fulcral a criação de um espaço onde professores e alunos possam consolidar competências nesta área, ou seja, um estúdio multimédia que reúna as condições ideais para criar conteúdos educativos, integrados na divulgação de iniciativas e no desenvolvimento de projetos.

Equipa multimédia

Autonomia informática

Dotar o pessoal docente de competências que permitam a resolução de pequenos problemas de hardware e software em contexto de sala de aula.

A utilização dos dispositivos digitais abre a porta a muitas dificuldades relacionadas com problemas técnicos e funcionais. As escolas não possuem equipas de apoio técnico especializadas em número suficiente para acompanhar em permanência a utilização cada vez mais massiva deste tipo de equipamento. Assim, sugere-se a abordagem de autonomizar os docentes para serem capazes de resolver por si os pequenos problemas que surjam. Com a promoção de workshops e a criação de tutoriais, pretende-se que, progressivamente, os docentes reúnam as competências mínimas para utilizar plenamente os recursos digitais, sem terem de interromper atividades para contactar e/ou esperar o apoio técnico.

Equipa de formação