Menu Fechar

Dimensão tecnológica

Infraestrutura, equipamento e apoio técnico

Existência de infraestruturas adequadas, fiáveis e seguras (como equipamentos, software, recursos de informação, ligação à Internet, apoio técnico ou espaço físico), que podem permitir e facilitar a inovação no ensino, na aprendizagem e nas práticas de avaliação.

Ações estratégicas

Renovação do parque tecnológico

Equipar o agrupamento com dispositivos digitais em número e características técnicas adequadas às exigências resultantes da digitalização das práticas letivas e gestão escolar.

Para alcançar este objetivo anteveem-se três possíveis eixos de atuação, que podem ser explorados consoante as oportunidades identificadas em cada contexto:

  • Angariação de fundos, resultando num orçamento próprio;
  • Recurso a parcerias tecnológicas com entidades externas;
  • Participação em candidaturas que permitam a aquisição de material informático.

Direção
Grupo de Recrutamento 550

LED (Laboratórios de Educação Digital)

Dotar o agrupamento de tecnologias digitais de suporte ao processo de ensino e de aprendizagem, que permitam aos professores desenvolver atividades curriculares e/ou extracurriculares inovadoras.

Esta ação surge na sequência da inclusão do AERP na rede nacional de LED e na dotação de equipamento para instalar três espaços de suporte à aprendizagem. O primeiro passo será a criação dos espaços educativos multifuncionais, nomeadamente no que diz respeito a recursos físicos. Segue-se a organização e planeamento das atividades, com a experimentação dos materiais e cenários de aprendizagem, em que se inclui a reunião de uma equipa de projeto encarregue pela formação dos professores, em complementaridade às ações de formação promovidas por entidades externas. Posteriormente, e após devida formação, os professores explorarão estes recursos e equipamentos com os alunos com atividades práticas inovadoras em contextos disciplinares e interdisciplinares.

Coordenador LED
Grupo de Recrutamento 550
Equipa de formação
Coordenadores de Grupos de Recrutamento

Autonomia informática

Dotar o pessoal docente de competências que permitam a resolução de pequenos problemas de hardware e software em contexto de sala de aula.

A utilização dos dispositivos digitais abre a porta a muitas dificuldades relacionadas com problemas técnicos e funcionais. As escolas não possuem equipas de apoio técnico especializadas em número suficiente para acompanhar em permanência a utilização cada vez mais massiva deste tipo de equipamento. Assim, sugere-se a abordagem de autonomizar os docentes para serem capazes de resolver por si os pequenos problemas que surjam. Com a promoção de workshops e a criação de tutoriais, pretende-se que, progressivamente, os docentes reúnam as competências mínimas para utilizar plenamente os recursos digitais, sem terem de interromper atividades para contactar e/ou esperar o apoio técnico.

Equipa de formação